Maria das Dores Pereira Barbosa, popularmente conhecida como Dona Dorinha, era uma religiosa de grande devoção à São Sebastião.
Muito caridosa e compassiva, dedicou sua vida à tratar das mazelas mais comuns que acometiam às pessoas da comunidade de Mata Virgem e região.
Quando criança, descobriu o dom da benzeção em uma necessidade de rezar sol na cabeça de uma criança, que por seu pai não estar em casa para atender ao pedido de uma mãe que foi recorrer aos prantos, ela logo se prontificou: apanhou os ramos de “bassourinha de botão” no terreiro de sua casa e começou a passar os galhos em sinal de cruz, na criança.
Casada com seu Sebastião, grande sanfoneiro da comunidade, saia benzendo as pessoas nas andanças quando o forrozeiro ia tocar nas localidades.
Além disso, também deu início a uma devocional e grandiosa festa comunitária, intitulada Festa de São Sebastião, em Mata Virgem, após ter a necessidade e clamar ao seu santo protetor para curar a enfermidade de um dos seus filhos que estava à beira da morte. Assim prometeu ao santo que pelo restabelecimento da saúde do mesmo, daria início a essa tradição que se estendeu por mais de 40 anos.
Dona Dorinha foi uma mulher de fibra, temente a Deus e muito prestativa, que deixou seu grande legado na comunidade e hoje é lembrada por todos por suas boas ações.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2024 – “ DONA DORINHA”
ANEXO-I-CATEGORIA bolsas
ANEXO-II-FORMULÁRIO -DE-INSCRIÇÃO BOLSISTAS
ANEXO-III-CRITÉRIOS-UTILIZADOS-NA-AVALIAÇÃO-DE-PROJETO DE BOLSISTAS CULTURAL
ANEXO-IV-DECLARAÇÃO-DE-REPRESENTAÇÃO-DE-GRUPO-OU-COLETIVO
ANEXO V -TERMO DE BOLSA CULTURAL
ANEXO-VI-AUTO DECLARAÇÃO-ÉTNICO-RACIAL
ANEXO-VII- AUTO DECLARAÇÃO-PESSOA-COM-DEFICIÊNCIA
ANEXO-VIII-FORMULÁRIO-DE-RECURSO-DAS-ETAPAS-DE-SELEÇÃO e HABILITAÇÃO
ANEXO IX RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO BOLSISTA