SALA DO EMPREENDEDOR VIRTUAL
SERVIÇOS VIRTUAIS
SALA DO EMPREENDEDOR VIRTUAL
Criada em 23 de maio e 2017 a Sala do Empreendedor integra em um só espaço diversos serviços aos empresários, com objetivo de atender a todos os Micro s , Pequenos e Grandes empresários do município , graças à parceria feita com o SEBRAE/PB .
O objetivo é movimentar a economia umbuzeirense ao permitir que mais empresas sejam abertas com maior agilidade.
Essa é mais uma das medidas da Prefeitura Municipal de Umbuzeiro para desburocratizar a máquina pública com a finalidade de facilitar a abertura de negócios, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico da Cidade .
A implantação da Sala do Empreendedor reduziu, por exemplo, para quatro dias o tempo médio de abertura de empresas de baixo risco, processo que antes demorava meses.
Como funciona
A Sala do Empreendedor concentra serviços da Secretaria de Finanças, além da integração e cooperação das secretarias e dos órgãos públicos responsáveis pela entrada, análise e aprovação de processos para obtenção de alvará de funcionamento de empresas e profissionais que pretendam se instalar no município.
É um balcão único de atendimento, onde o empresário faz a consulta prévia e solicita o alvará; são feitas a classificação fiscal, a viabilidade, a fiscalização, o despacho decisório e o cadastro da inscrição municipal etc.
Situada na Av. Carlos Pessoa, 92, (Prédio da Prefeitura) , a Sala do Empreendedor funciona das 8h30 min às 16h , de segunda a sexta-feira.
Serviço
Abertura de empresas
Formalização do Microempreendedor Individual – MEI
Emissão de nota fiscal eletrônica para MEI – Serviços
Emissão de boleto para contribuição previdenciária para o MEI
Financiamento de projetos através de parceria com instituições financeiras
Capacitações , palestras, orientações a respeito do seu comercio
Informações sobre licitações e compras governamentais
Sala do empreendedor de Umbuzeiro está realizando Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (MEI)
Todo ano, obedecendo ao calendário fiscal, o MEI deve apresentar ao fisco a Declaração Anual Simplificada (DASN-Simei), que inicia em Janeiro, tem prazo de entrega para o dia 31 de maio de cada ano e deve indicar todo o faturamento alcançado como MEI no ano anterior.
O procedimento pode ser realizado pelo próprio empreendedor, com o auxílio da Sasa do Empreendedor, ou por um escritório de contabilidade especializado. Vale ressaltar que o MEI não está liberado de apresentar sua declaração anual de ajuste à Receita Federal, uma vez que é contribuinte de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), ainda que na condição de isento.
Para fazer a declaração, o empreendedor deve acessar o Portal do Empreendedor http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/dasnsimei.app/Default.aspx ou procurar a Sala do Empreendedor, que realiza o serviço de forma totalmente gratuita. Para isso, deverá apresentar o seu CNPJ, documentos pessoais, informar a receita bruta total aferida no ano calendário e os dados dos empregados, se houver.
Quando o MEI não entrega ou perde o prazo da Declaração Anual de Faturamento, fica impedido de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que precisa ser paga mensalmente e caso não faça o pagamento da guia, ficará inadimplente com a Receita Federal e não poderá emitir a certidão negativa de débitos, o que impossibilita a participação em licitações públicas e a disponibilização de créditos bancários. Também fica sujeito ao pagamento de multas e pode perder o seu registro, além dos benefícios previdenciários como aposentadoria, licença-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte.
A Sala do Empreendedor de Umbuzeiro fica localizada no prédio da casa da cidadania na praça João Pessoa n° 22, Centro.
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 14h.
PREFEITURA MUNICIPAL DE UMBUZEIRO,
O Trabalho Continua!
- Detalhes
- Categoria: SALA DO EMPREENDEDOR VIRTUAL
- Acessos: 1089