Contadores e advogados de Prefeituras e Câmaras Municipais superlotaram, nas manhãs destas quarta-feira (11), quinta-feira (12) e sexta-feira (13), um após outro, dois ambientes do Tribunal de Contas do Estado, nos primeiros três de seis encontros destinados a capacitá-los ao uso de meios eletrônicos para entrega de balancetes mensais, contas anuais, licitações, contratos, obras, concursos e atos de gestão de pessoal.
Todos ouviram do presidente em exercício do TCE André Carlo Torres Pontes, por quem foram saudados, o propósito de estreitamento dos laços entre a Corte de Contas e os gestores paraibanos. “Este é um encontro em benefício da sociedade e do patrimônio público. É o resultado da preocupação, necessária e sublime, com a disseminação de conhecimentos e com o trabalho conjunto e comunitário”, disse ele.
Inicialmente acomodado no Plenário Ministro João Agripino Filho, a sala de sessões, o público teve que ser transferido para o espaço mais amplo do Auditório Celso Furtado, no Centro Cultural Ariano Suassuna, também pertencente ao TCE, depois de excedida a capacidade de acomodação do primeiro ambiente, onde o encontro foi aberto. O fato decorreu do inesperado número de inscrições presenciais, no que pese a prévia informação de que elas deveriam ser feitas via “Portal do Gestor”.
Na quinta-feira (12), os assessores técnicos de prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores foram orientados sobre os procedimentos relacionados a “Licitações e Obras”.
Nesta sexta-feira (13), no encerramento da primeira fase do programa de capacitação, servidores, advogados e contadores das Prefeituras e Câmaras de Vereadores, receberam treinamentos relacionados ao Portal do Gestor, ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) e ao Sistema Eletrônico de Tramitação de Processos (Tramita) e sobre “Concursos e Benefícios Previdenciários”.
Os temas serão repetidos, na segunda etapa desse treinamento, nos próximos dias 24, 26 e 27. As Prefeituras e Câmaras podem indicar, cada uma, o máximo de dois representantes por curso ministrado pela equipe da Assessoria Técnica (Astec) e que faz parte da programação da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), órgão do TCE sob coordenação do conselheiro Marcos Antonio da Costa.
O assessor jurídico da prefeitura municipal de Umbuzeiro falou sobre a importância da participação do município.
"De suma importância a nossa participação nos cursos ofertados pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, afinal, somos privilegiados por estarmos recebendo as informações diretamente do Órgão fiscalizador competente, logo, para que assim possamos auxiliar o Prefeito Nivaldo da melhor forma possível, no intuito de uma melhor prestação do serviço administrativo e/ao público, reduzindo assim drasticamente as
chances de erros da nova gestão.
É preciso deixar claro o nosso intuito de constante aperfeiçoamento, almejando o sucesso da administração e o crescimento de nossa Umbuzeiro-PB." Disse Albuquerque Segundo.
Redação
Adalberto Barbosa
Fonte
Ascom/TCE-PB